Dicas De Marketing e Vendas

 É assustadoramente comum você gastar uma fortuna em um produto e o cliente desistir da compra na hora do atendimento.  Não permita que isso aconteça com você.

  1. Escute: Nós que trabalhamos com vendas, temos como primeira coisa mais importante na venda de qualquer produto. Tenha certeza de que os vendedores podem chegar até a alta gerência e dar suas sugestões e passar a opinião dos clientes.

  

2. Foque no cliente: Faça uma lista de informações do cliente: nome, telefone, endereço e mais preferências de produtos, estratégias de compra, nome do cônjuge. Tal lista deve ser preenchida aos poucos. Em uma primeira visita pega-se o nome e telefone, nas seguintes o vendedor vai complementando as informações, sem transformar a venda em um interrogatório. O custo é de apenas uma caderneta para cada um, e os resultados vão ser melhores do que muitas pesquisas qualitativas por aí.

  

3. Faça reuniões mistas: Às vésperas de promoções, lançamento de novos produtos, campanhas especiais e datas de muito movimento, os responsáveis por aquela ação devem se reunir com os vendedores. Não para dizer “Olha, nós vamos fazer isso”, mas para ouvir a opinião e sugestão deles.

  

4. Dê feedback: Muitas vezes, os vendedores só recebem a informação de quem bateu cota e quem não. Se sua empresa age assim, não espere que eles passem muita informação para o pessoal de marketing. Informe-os dos resultados das campanhas, o que se está pretendendo para as próximas, etc.

  

5. Vá à frente: Não adianta ficar parado em uma sala. Visite o balcão, faça uma visita com um vendedor, fale com o cliente. Daí vão sair muito mais idéias do que você imagina